Sumário do Currículo Vitae do Dr. Rômulo Mêne
Atualizado em 4.1.2014

Dr. Rômulo Mêne, graduado em medicina pela UFRJ (Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro em 1976), pós-graduado em cirurgia geral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1978. Pós-graduação em cirurgia plástica estética reconstrutiva no serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Barata Ribeiro – Rio de Janeiro (Serviço do Professor Cláudio Rebello) em 1980.

Cargos atuais: 1. CEO do Advanced Center for Skin Therapy IpanemaRio de Janeiro- Brazil
2. Presidente da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC) para Bienio 2012/2013 – 2013/2014
3. 2º Vice-Presidente da Associação Brasileira da Engenharia de Tecidose Estudos de Célula Tronco (ABRATRON), Biênio 2012/2013.

4. Regente do Capitulo de Procedimentos Estéticos não Cirúrgicos e Cirurgia à Laser da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Biênios 2008/2009, 2010/2011, 2012/2013
5. Cônsul Honorário das Filipinas
6. Cavaleiro da Ordem de Malta

Fundador e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).
Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Membro efetivo de Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.
Membro efetivo da ESLAS European Society for Laser Surgery.
Membro efetivo da ASLMS, American Society for Laser Medicine & Surgery.
Membro da (ASPS) American Society of Plastic Surgeons
Member of (ISPRES) International Society for Plastic Regenerative Surgery
Member of (IPRAS) International Confederation for Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery

O Dr. Mêne dedicou os últimos 29 anos estudando o sistema de elasticidade da pele humana e vem desenvolvendo um sistema nutricional que utiliza como suplemento a proteína concentrada para ingestão oral, extraída da pele de bovinos, para a recuperação da pele humana.
Em 1990 o Dr. Mêne iniciou o uso do ácido glicólico como método de peelings superficial de alta concentração complementada com tratamento domiciliar usando o ácido glicólico de baixa concentração, introduzindo este método no Brasil, Itália, Suíça, e Espanha.
Dr. Mêne é um especialistas reconhecido mundialmente em tratamentos com peelings químicos e autor de inúmeros trabalhos científicos sobre este assunto, alem de modernas técnicas de Blefaroplastias. Na sua clínica particular em Ipanema - Rio de Janeiro - Brasil, ele já realizou mais de 30.000 peelings químicos e recebe constantemente visitas de médicos do mundo inteiro interessados em aprofundar seus conhecimentos em revitalização da pele através de sistema nutricional e peelings químicos.
Dr. Mêne é um dos pioneiros no uso de laser CO2, Erbium YAG (DERMA K®) e, desenvolveu estudos histológicos para explicar como funcionam estes modernos sistemas de lasers Dr. Rômulo é provavelmente um dos maiores especialistas, a nível mundial, em técnicas combinadas para o rejuvenescimento facial e para isto combina programas nutricionais, peelings químicos de diferentes profundidades (de acordo com cada paciente) e tratamentos de manutenção da pele revitalizada. A cirurgia a laser é reservada, por ele, para o tratamento de peles extremamente envelhecidas (laser skin resurfacing) ou para o tratamento de contorno dos olhos (blefaroplastia e rugas periorbitais).
Dr. Mêne tem participado e dirigido mais de 400 cursos práticos e teóricos sobre o uso do ácido glicólico, TCA peelings, laser skin resurfacing, nutrição da pele e outras técnicas de revitalização da pele humana.
Em 2009, o Dr. Mene começou a utlizar a nova tecnologia de laseres fracionados, dedicando parte de seu tempo produzindo diversos trabalhos sobre a aplicação cirurgica destes equipamentos. Protocolos específicos foram desenvolvidos para o uso em tratamentos de lesões produzidas por acne, melasma epidérmico, tratamento das lesões hiperpigmentadas pos inflamatórias e no tratamento de diferentes lesões da pele que ocorrem por excessiva foto exposição.
Nos últimos 30 anos Dr. Mêne tem participado ativamente nos mais importantes congressos médicos de cirurgia plástica e dermatológica realizados no Brasil, Austrália, Alemanha, Áustria, China, Cingapura, Itália França, Bélgica, Espanha, Malásia, Suíça, Holanda, Tailândia, Inglaterra, Portugal, USA, Argentina, Venezuela, Chile, Peru, Colômbia, Indonésia, Índia, Marrocos, Rússia, Polônia, Ucrânia e países do Oriente Médio. Na maioria destes países centenas de profissionais médicos seguem as suas técnicas sobre o rejuvenescimento da pele humana. Dr. Mêne tem introduzido a nível mundial, as mais recentes investigações sobre a possibilidade de estimular a pele através do uso tópico de Lipídios Ativos Naturais, que agem sobre o fibroblasto e um grupo especifico de citoquinas. Provavelmente, este é o mais avançado esquema de tratamento para recuperar a estrutura da pele humana, sem o uso de substancias exfoliantes, ou métodos agressivos de tratamento, utilizados na atualidade.
Em combinação com este grupo de lipídios ativos naturais, também é possível associar diferentes moléculas ativas capazes de relaxar o músculo orbicular e promover a diminuição de rugas perioculares relacionados à contração excessiva do músculo orbicular dos olhos (peptídeo ESUP-A, sintetizado em laboratório e que atua na placa Neuromuscular com mecanismo de ação semelhante ao da Toxina Botulínica, mas com a vantagem de ser de uso tópico). Uma outra possibilidade de associação é com um grupo de substancias capaz de diminuir o volume das bolsas palpebrais (tratamento tópico e oral).
Quanto a o Dr. Mêne desenvolveu um sistema de peeling profissional chamado Yellow Peel que possibilita a redução de rugas de pequena e media profundidade, promove uma estimulação profunda da pele em 72 horas, sem causar necrose e com um mínimo grau de trauma sobre a pele. Este sistema é atualmente utilizado, com sucesso, em 30 paises ao redor do mundo, em pacientes de diferentes fototipos e para tratamento de diferentes tipos de lesões.
O foco atual de investigação do Centro Avançado de Tratamento de Pele (Clínica Rômulo Mêne, Ipanema – Rio de Janeiro – Brasil) é o Resveratrol (ver Resvera-vitis no www.romulomene.med.br). A utilização de novas substancias fito-químicas (extraídas de frutas e plantas) com efetiva ação sobre a prevenção de doenças cardiovasculares, prolongamento da vida e prevenção de alguns tipos de câncer, mal de Alzheimer, doença de Parkinson e outras doenças degenerativas. A outra molécula, que o centro dessas investigações é o óleo de peixe ômega-3 contendo contém EPA e DHA moléculas gordurosos, que normalmente são encontradas na pele jovem.
Copyright © 2001 - 2011 - Romulo Mene, MD. Advanced Center for Skin Therapy. Todos direitos reservados - Legal - Webmaster
  <<<Página Anterior
Download Versão em PDF